1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Ibirapuã

Projeto Casinha Feliz: Prefeitura de Ibirapuã implanta importante método de alfabetização no município

Fonte: http://vidadiaria.com.br/
03/10/2022 às 16h10

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Ibirapuã, 01 de outubro: Um dos municípios que mais se destacam ao oferecer uma educação básica de qualidade na região é a cidade de Ibirapuã, e diversos são os investimentos para elevar ainda mais esse nível que o município vem alcançando. Dessa forma, a Prefeitura de Ibirapuã, através do prefeito Calixto Ribeiro, disponibilizou recursos para a implantação do método Iracema Meireles – Casinha Feliz.

Trata-se de um método fonético para alfabetização, o qual foi solicitado pelo secretário de educação, Sérgio Mendes, para a formação continuada nas escolas municipais.

“Diferente de outros, o Projeto Casinha Feliz apresenta uma proposta contextualizada e na linguagem da criança, possibilitando significado ao processo de aprendizagem, velocidade e eficácia na alfabetização; as crianças não só leem como compreendem o que estão lendo. O método envolve todas as dimensões sensoriais e por esse motivo é tão eficiente, parte de uma abordagem holística na apresentação dos fonemas e une a essa receita de sucesso uma memória afetiva por meio dos personagens da Casinha Feliz. Em Ibirapuã, as crianças da rede municipal de ensino (cerca de 350) foram alfabetizadas em 3 meses e já estão no processo de consolidação da escrita e fluência leitora. Além dos alunos do 1ª ano, foram alfabetizadas crianças do 2º, 3º, 4º e 5º anos, que devido à pandemia e vindas de outras regiões não estavam alfabetizadas, assim como, crianças com transtornos de aprendizagem e comportamentais”, relatou Cláudia Luz - Coordenadora de educação e do Programa Casinha Feliz no município.

Com essa proposta, Ibirapuã se coloca à frente como referência na educação do Extremo Sul da Bahia, sempre preocupado na formação da população, principalmente, com investimentos na educação básica, em um método de alfabetização fonético seguindo as atuais orientações neurocientíficas para o processo de aquisição da leitura e escrita.

Com uma visão de futuro, o prefeito contratou o Instituto Luz do Saber, sendo uma empresa de consultoria educacional e responsável pela implantação e formação do projeto na cidade.

Parabéns, Prefeitura de Ibirapuã! Investir em uma educação de qualidade e diferenciada, transforma e evolui toda uma sociedade.

No lançamento o prefeito foi abraçado pela criançada e se emocionou com tanto carinho.

 

 

Por: Vida Diária