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ANEXO I
Emissão da guia de pagamento do ITBI
Documentos Necessários:
I - Para a emissão da guia para recolhimento do ITBI:
a) fotocópia da matrícula do imóvel atualizada (no máximo 90 dias);
b) fotocópia do título ou minuta do título de transferência onerosa do bem imóvel;
c) fotocópia do CPF ou CNPJ do contribuinte;
d) fotocópia de comprovante de residência atual do contribuinte e procuração, se mandatário;
e) fotocópia do auto/carta de arrematação (quando a situação for arrematação ou adjudicação em leilão);
f) fotocópia do formal de partilha (quando a for o caso);
II - Para retificações quanto aos processos referentes ao ITBI:
a) declaração do cartório explicando o motivo;
b) fotocópia do documento atualizado;
c) guia de ITBI original;
III - Para requisição de imunidades e isenções referente ao ITBI (enquadramento conforme legislação específica):
a) requerimento formal;
b) fotocópia da matrícula do imóvel;
c) fotocópia da escritura do imóvel (caso já tenha sido lavrada);
d) contrato social ou documento simular (para casos de incorporação por integralização de capital subscrito, incorporação, fusão de pessoa jurídica)
IV - Para solicitação de devolução:
a) guia original (todas as vias);
b) declaração do cartório explicando o motivo;
c) informações e dados bancários do solicitante.
V - Para cancelamento das guias:
a) Somente cancelamento: declaração do cartório da não realização do negócio, ou cópia da escritura ou documento que comprove o desfazimento do negócio e guia de ITBI original;
b) Cancelamento por duplicidade: cópia de guia de ITBI quitada, guia de ITBI original a ser cancelada e declaração do requerente.
ANEXO II
Cadastramento de Área Urbana com Origem Rural ou Desmembramento de Gleba
Documentos Necessários:
- Contrato de Compra e Venda com assinaturas reconhecidas em cartório (Conferido com Original);
- ITR mais Comprovante de Pagamento dos Últimos 5 (cinco) Anos;
- Memorial Descritivo Georreferenciado;
- Planta de localização;
- Planta Topográfica;
- Declaração da Secretaria Municipal de Infraestrutura Autorizando o Cadastramento da Área Desejada;
- Pessoa Física
- Cópia do Registro Geral (RG);
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de endereço
- Pessoa Jurídica
- Cópia do Instrumento de Constituição (Contrato Social, ATA/Estatuto, Requerimento de Empresário ou Certificado de Microempreendedor Individual) e todas as Alterações Posteriores
- Cópia do Cartão CNPJ
- Cópia dos Documentos de Identificação (RG e CPF) dos Sócios, Presidente, Empresário ou MEI
- Comprovante de endereço.
ANEXO III
Cadastramento de Condomínio
Documentos Necessários:
- Cópia da Planta Aprovada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura;
- Cópia do Memorial Descritivo;
- Cópia do Alvará de Construção;
- Certidão Negativa de Débitos Municipal da Unidade Imobiliária.
- Pessoa Física
- Cópia do Registro Geral (RG);
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de endereço
- Pessoa Jurídica
- Cópia do Instrumento de Constituição (Contrato Social, ATA/Estatuto, Requerimento de Empresário ou Certificado de Microempreendedor Individual) e todas as Alterações Posteriores
- Cópia do Cartão CNPJ
- Cópia dos Documentos de Identificação (RG e CPF) dos Sócios, Presidente, Empresário ou MEI
- Comprovante de endereço.
ANEXO IV
Divisão de Unidades em subunidades Imobiliáriasou Unificação de subunidades Imobiliárias
Documentos Necessários:
- Croquis que demonstrem as divisões pretendidas, a utilização de cada subunidade (se residencial ou comercial e as características do imóvel (forro, pintura, revestimento, entre outros) assinado pelo proprietário do imóvel;
- Certidão Negativa de Débitos Municipal da Unidade Imobiliária.
- Pessoa Física
- Cópia do Registro Geral (RG);
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de endereço
- Pessoa Jurídica
- Cópia do Instrumento de Constituição (Contrato Social, ATA/Estatuto, Requerimento de Empresário ou Certificado de Microempreendedor Individual) e todas as Alterações Posteriores
- Cópia do Cartão CNPJ
- Cópia dos Documentos de Identificação (RG e CPF) dos Sócios, Presidente, Empresário ou MEI
- Comprovante de endereço.
ANEXO V
Desdobro Imobiliário ou Cancelamento de Desdobro (Reunificação de Área Desdobrada)
Documentos Necessários (Contribuinte > Protocolo):
- Certidão atualizada da matrícula do imóvel ou certidão de ônus, expedida pelo cartório de imóveis competente; (art.º 3º, § 1º da Lei 1.007/2012).
- Planta do imóvel a ser desdobrado (croquis), assinada por profissional habilitado pelo CREA e contendo:
- a indicação das vias existentes;
- a indicação do tipo de uso predominante no local;
- a indicação da divisão de lotes pretendida na área.
Documentos Necessários (Cadastro Imobiliário > Procuradoria):
- Toda a documentação protocolada pelo contribuinte (acima relacionada);
- Relatório do Cadastro Imobiliário.
Documentos Necessários (Cadastro Imobiliário > Gabinete do Prefeito):
- Toda a documentação pelo contribuinte (acima relacionada), Relatório do Cadastro Imobiliário e Parecer Jurídico;
- Ficha Cadastral das partes do lote;
- Declaração de Confrontação das partes do lote.
Obs.: Divisão de Unidades Imobiliárias em Subunidades, somente para imóveis com área construída.
ANEXO VI
Compensação
Documentos Necessários:
- Pessoa Física
- Cópia do Registro Geral (RG);
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de endereço
- Pessoa Jurídica
- Cópia do Instrumento de Constituição (Contrato Social, ATA/Estatuto, Requerimento de Empresário ou Certificado de Microempreendedor Individual) e todas as Alterações Posteriores
- Cópia do Cartão CNPJ
- Cópia dos Documentos de Identificação (RG e CPF) dos Sócios, Presidente, Empresário ou MEI
- Comprovante de endereço.
IPTU:
- Cópia da Certidão atualizada do Cartório de Registro de Imóveis
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) do(s) Pagamento(s) a ser(em) conferido(s) com original(is).
ITIV:
- Cópia da Certidão atualizada do Cartório de Registro de Imóveis
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) do(s) Pagamento(s) a ser(em) conferido(s) com original(is);
- Certidão de Não Escrituração, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis;
- Guias de ITIV Anteriormente Autenticadas pelo Município.
ISSQN:
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) do(s) Pagamento(s) a ser(em) conferido(s) com original(is);
- Extrato(s) do Simples Nacional (quando for optante).
OUTROS TRIBUTOS:
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) do(s) Pagamento(s) a ser(em) conferido(s) com original(is).
ANEXO VII
Restituição
Documentos Necessários:
- Pessoa Física
- Cópia do Registro Geral (RG);
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de endereço
- Pessoa Jurídica
- Cópia do Instrumento de Constituição (Contrato Social, ATA/Estatuto, Requerimento de Empresário ou Certificado de Microempreendedor Individual) e todas as Alterações Posteriores
- Cópia do Cartão CNPJ
- Cópia dos Documentos de Identificação (RG e CPF) dos Sócios, Presidente, Empresário ou MEI
- Comprovante de endereço.
IPTU:
- Cópia da Certidão atualizada do Cartório de Registro de Imóveis
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) do(s) Pagamento(s) a ser(em) conferido(s) com original(is).
ITIV:
- Cópia da Certidão atualizada do Cartório de Registro de Imóveis
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) do(s) Pagamento(s) a ser(em) conferido(s) com original(is);
- Certidão de Não Escrituração, expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis;
- Guias de ITIV Anteriormente Autenticadas pelo Município.
ISSQN:
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) do(s) Pagamento(s) a ser(em) conferido(s) com original(is);
- Extrato(s) do Simples Nacional (quando for optante).
OUTROS TRIBUTOS:
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) do(s) Pagamento(s) a ser(em) conferido(s) com original(is).
ANEXO VIII
Suspensão de Execução Judicial
Check List:
- Cópia(s) do(s) DAM(s) já pago(s);
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) de Pagamento(s) a ser(em) Conferido(s) com Original(is);
- Cópia do Termo de Parcelamento.
ANEXO IX
Extinção de Execução Judicial
Check List:
- Cópia(s) do(s) DAM(s) já pago(s);
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) de Pagamento(s) a ser(em) Conferido(s) com Original(is).
ANEXO X
Prescrição de Crédito Tributário
Documentos Necessários:
- Pessoa Física
- Cópia do Registro Geral (RG);
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Comprovante de endereço
- Pessoa Jurídica
- Cópia do Instrumento de Constituição (Contrato Social, ATA/Estatuto, Requerimento de Empresário ou Certificado de Microempreendedor Individual) e todas as Alterações Posteriores
- Cópia do Cartão CNPJ
- Cópia dos Documentos de Identificação (RG e CPF) dos Sócios, Presidente, Empresário ou MEI
- Comprovante de endereço.
- Identificação do Crédito Tributário o qual se anseia a prescrição;
- Certidão Estadual de Ações Cíveis ou Consulta Processual emitida pela Vara da Fazenda Pública.
ANEXO XI
Inscrição Municipal (Abertura De Empresa)
Documentos Necessários:
- Requerimento de Inscrição;
- Requerimento de Habilitação p/ Nota fiscal – quando serviço;
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Cópia do Instrumento de Constituição e suas alterações Posteriores;
- Copia do Cartão CNPJ Atualizado;
- Termo de Compromisso (Alvará);
- Cópia (RG E CPF) dos proprietários, sócios, procuradores e representantes;
- Comprovante de Endereço dos Sócios / Proprietário;
- Cópia do DIE (Documento de Informação Eletrônica – Resumo da SEFAZ) quando a empresa possuir Inscrição Estadual;
- Comprovante de Opção pelo Simples Nacional;
- Cópia da Escritura Pública ou Contrato de Locação;
- Copia do Boletim Imobiliário;
- Planta de Localização (CROQUI=MAPA);
- Cópia do Registro de Órgão de Classe (quando profissional autônomo);
- Cópia do Termo de Enquadramento Estadual (quando houver);
- Habite-se;
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB;
- Copia autenticada da Procuração quando se tratar de representante;
Dependendo da atividade praticada, fica sujeita a cobrança dos seguintes documentos:
- Cópia do Alvará da Vigilância Sanitária, válido (Ex.: Que venda e/ou manipule gêneros alimentícios, cosméticos, clínicas de pequeno porte, entre outros.);
- Cópia de Licença ou Alvará Ambiental (Ex.: Madeireiras, Indústrias, Fazendas, Postos de Combustível, Postos de Lavagem de Carro ou Moto de Som, entre outros.);
- Cópia de Licença do Setor Municipal de Transportes (Ex.: Transporte de Passageiros);
- Cópia de Registro ou Licença da ADAB – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Atividades de Médio e/ou Grande Porte que manipulam, produzam ou estocam produtos de origem animal;
- Cópia de Licença do Ministério da Agricultura (Ex.: Quando a atividade envolva insumos agrícolas – sementes, defensivos, entre outros.);
- Cópia da Licença do Exército (Ex.: Quando exerce atividade de venda, manutenção e estoque de arma e munições);
- Cópia de Certificado emitido pela EMBRATUR (Ex.: Agências de turismo, fretamentos, entre outros.);
- Cópia de Licença da DIRES – Diretoria Regional de Saúde (Ex.: Clínicas e hospitais de médio e grande porte, entre outros.).
Na atividade de Condução de veículo Automotor (Mototaxista, Taxista e VAN):
- Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Cópia do Laudo de Vistoria Técnica do Dpto Municipal de Transporte;
- Cópia do Termo de Transferência da Concessão (Emitida pelo Dpto de Transporte);
- Cópia do Documento Atualizado do Veículo (CRLV), Nota Fiscal para Veículos Novos (Com até 30 Dias).
Inscrição Municipal – Microempreendedor Individual
Documentos Necessários:
- Requerimento de Inscrição;
- Requerimento de Habilitação p/ Nota fiscal – quando serviço;
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Certificado de Microempreendedor Individual - MEI;
- Copia do Cartão CNPJ Atualizado;
- Termo de Compromisso (Alvará);
- Cópia (RG E CPF) dos proprietários, sócios, procuradores e representantes;
- Comprovante de Endereço dos Sócios / Proprietário;
- Cópia do DIE (Documento de Informação Eletrônica – Resumo da SEFAZ) quando a empresa possuir Inscrição Estadual;
- Comprovante de Opção pelo Simples Nacional;
- Cópia da Escritura Pública ou Contrato de Locação;
- Copia do Boletim Imobiliário;
- Planta de Localização (CROQUI=MAPA);
- Cópia do Termo de Enquadramento Estadual (quando houver);
- Habite-se;
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB;
- Copia autenticada da Procuração quando se tratar de representante;
ANEXO XII
Alteração Do Cadastro de Inscrição Municipal (Alteração de Empresa)
Documentos Necessários:
Para Alteração de Endereço:
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Requerimento;
- Copia do Instrumento que originou as Alterações;
- Termo de Compromisso (Alvará);
- Copia do Cartão do CNPJ Atualizado;
- Comprovante de Opção pelo Simples Nacional;
- Cópia (RG E CPF) dos proprietários, sócios, procuradores e representantes;
- Comprovante de Endereço dos Sócios / Proprietário
- Cópia do DIE (Documento de Informação Eletrônica – Resumo da SEFAZ) quando a empresa possuir Inscrição Estadual;
- Cópia da Escritura Pública ou Contrato de Locação;
- Copia do Boletim Imobiliário;
- Planta de Localização (CROQUI=MAPA);
- Renovação da(s) Licenças Especial (is) para o novo endereço quando (Ex.: Vigilância Sanitária, Licenças Ambientais, entre outros);
- Habite-se;
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB.
Para Alteração, Inclusão ou Exclusão de Atividade Econômica:
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Copia do Instrumento que originou as Alterações;
- Termo de Compromisso (Alvará);
- Cópia do DIE (Documento de Informação Eletrônica – Resumo da SEFAZ) quando a empresa possuir Inscrição Estadual;
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB;
- Identificação da Opção do Simples Nacional.
Alteração do Quadro Societário ou do Quadro de Diretores:
- Boletim de Cadastro de Atividades.
- Cópia (RG E CPF) dos proprietários, sócios, procuradores e representantes;
- Comprovante de Endereço dos Sócios / Proprietário;
- Copia do Instrumento que originou as Alterações
Alteração de Capital Social, Razão Social ou da Administração da Sociedade:
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Copia do Instrumento que originou as Alterações
Alteração do Nome Fantasia:
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Copia do Instrumento que originou as Alterações
- Copia do Cartão do CNPJ Atualizado
Alteração por transformação de empresário individual em sociedade empresária ou sociedade simples ou por transformação de sociedade empresária em sociedade simples:
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Copia do Instrumento que originou as Alterações
- Termo de Compromisso (Alvará);
- Cópia do DIE (Documento de Informação Eletrônica – Resumo da SEFAZ) quando a empresa possuir Inscrição Estadual;
- Cópia do Termo de Enquadramento Estadual (quando houver);
- Cópia do Registro de Órgão de Classe dos sócios em caso de Transformação em Sociedade Simples.
Alteração por transformação de Sociedade Empresária ou Sociedade Simples EM Empresário Individual
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Copia do Instrumento que originou as Alterações
- Termo de Compromisso (Alvará);
- Cópia do DIE (Documento de Informação Eletrônica – Resumo da SEFAZ) quando a empresa possuir Inscrição Estadual;
- Cópia do Termo de Enquadramento Estadual (quando houver).
Para Alteração de Profissionais Autônomos Com Estabelecimento de Portas Abertas:
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Cópia da Escritura Pública ou Contrato de Locação;
- Planta de Localização (CROQUI=MAPA);
- Renovação da(s) Licenças Especial(is) para o novo endereço quando (Ex.: Vigilância Sanitária, Laudos de Segurança, Licenças Ambientais, entre outros.);
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB.
Para Alteração de Profissionais Autônomos Sem Estabelecimento de Portas Abertas:
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Planta de Localização (CROQUI=MAPA);
- Declaração informando a ausência de estabelecimento de portas abertas.
Obs.: Todo Instrumento de constituição e/ou alteração deve ter autenticação da Junta Comercial Competente.
ANEXO XIII
Suspensão do Cadastro De Inscrição Municipal (Suspensão de Empresa)
Documentos Necessários:
Quando a atividade econômica for serviço:
Obs: Deverão ser entregues diretamente ao auditor fiscal, responsável pelo processo, os documentos:
- Declaração do IR da JP;
- Livros Contábeis (Diário e Razão) – Últimos 5 (cinco) Anos;
- DAM´s TLL/TFF – Últimos 5 (cinco) Anos Mais o do Ano Vigente;
- DAM´s ISSQN – Últimos 5 (cinco) Anos Mais o do Ano Vigente.
Quando a atividade econômica for comércio:
- DAM´s TLL/TFF – Últimos 5 (cinco) Anos Mais o do Ano Vigente;
ANEXO XIV
Baixa do Cadastro de Inscrição Municipal (Baixa de Empresa)
Documentos Necessários:
Quando a atividade econômica for serviço:
- Cópia do Instrumento de Dissolução (Distrato Social, ATA/Estatuto de Dissolução ou Extinção do Requerimento de Empresário/MEI);
- Certidão de Baixa da Secretaria da Fazenda (quando houver);
- Certidão de Baixa da Receita Federal;
- Cópia dos Contratos de Prestação de Serviço.
Obs: Deverão ser entregues diretamente ao auditor fiscal, responsável pelo processo, os documentos:
- Declaração do IR da JP;
- Livros Contábeis (Diário e Razão) – Últimos 5 (cinco) Anos;
- DAM´s TLL/TFF – Últimos 5 (cinco) Anos Mais o do Ano Vigente;
- DAM´s ISSQN – Últimos 5 (cinco) Anos Mais o do Ano Vigente.
Quando a atividade econômica for comércio:
- Cópia do Instrumento de Dissolução (Distrato Social, ATA/Estatuto de Dissolução ou Extinção do Requerimento de Empresário/MEI);
- Certidão de Baixa da Secretaria da Fazenda (quando houver);
- Certidão de Baixa da Receita Federal;
- DAM´s TLL/TFF – Últimos 5 (cinco) Anos Mais o do Ano Vigente;
ANEXO XV
Renovação do Alvará de Funcionamento
Documentos Necessários:
- Boletim de Cadastro de Atividades;
- Termo de Compromisso (Alvará);
- Cópia do DIE (Documento de Informação Eletrônica – Resumo da SEFAZ) quando a empresa possuir Inscrição Estadual;
- Cópia da Escritura Pública ou Contrato de Locação do Imóvel onde Funciona a Empresa;
- Cópia do Registro de Órgão de Classe (quando profissional autônomo);
- Declaração de Ausência de Estabelecimento Fixo (quando não houver estabelecimento fixo);
- Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB.
Obs: A depender da atividade econômica desempenhada pela empresa, outras documentações poderão ser solicitadas pelo fiscal.
ANEXO XVI
Impugnação do Auto de Infração em 1ª ou 2ª Instância
Documentos Necessários:
- Contestação por Auto de Infração;
Obs: Fica desobrigado da entrega de documentos de identificação da Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, já entregues em meio a fiscalização.
ANEXO XVII
Impugnação De Tributo De Lançamento Direto (IPTU e TFF)
Para IPTU
Documentos Necessários:
- Cópia da Notificação do Lançamento (Carnê do IPTU ou DAM);
- Laudo de avaliação do imóvel, assinado por avaliador imobiliário devidamente regular.
Para TFF
Documentos Necessários:
- Cópia da Notificação do Lançamento (DAM da TFF).
ANEXO XVIII
Cancelamento/Retificação de NFS-e
Por duplicidade de notas ou erro de digitação na base de cálculo do imposto:
Documentos Necessários:
- Cópia(a) da(s) NF(s)-e a Ser(em) Cancelada(s)/Retificada(s).
Substituição tributária (não informou que o ISSQN foi retido pelo tomador do serviço):
Documentos Necessários:
- Cópia(a) da(s) NF(s)-e a Ser(em) Cancelada(s)/Retificada(s).
- Comprovante de Retenção;
- Comprovante do Pagamento Efetuado pelo Tomador do Serviço.
Pela inexistência e/ou desistência do fato gerador (não realização do serviço):
Documentos Necessários:
- Cópia(a) da(s) NF(s)-e a Ser(em) Cancelada(s);
- Documento que Comprove a Não Realização do Serviço (distrato contratual, declaração assinada pelo tomador).
ANEXO XX
Transferência de Titularidade Imobiliária
Documentos Necessários:
- Contrato de Compra e Venda com Firmas Reconhecidas ou Declaração de Posse com firma reconhecida de todos os confrontantes (Quando não tiver escritura)
- Cópia da Certidão atualizada do Cartório de Registro de Imóveis.
- Boletim de Cadastro Econômico
- Boletim de Cadastro Imobiliário
- Certidão de Débitos
- Declaração de Confrontação
- Declaração de Localização
- Extrato Tributário
- Memorial de Cálculo De IPTU
Obs: quando se tratar de imóvel, obrigatoriamente deverá passar por revisão imobiliária.
Certidões (Negativa/Positiva/Positiva com Efeito Negativa/Nada Consta):
ANEXO XXI
Revisão Imobiliária
Documentos Necessários:
- Cópia da Certidão atualizada do Cartório de Registro de Imóveis.
- Croqui de localização
ANEXO XXII
Cancelamento ou Baixa de Crédito Tributário
Documentos Necessários:
- Cópia(s) do(s) DAM(s) Pago(s);
- Cópia(s) do(s) Comprovante(s) de Pagamento(s) a ser(em) Conferido(s) com Original(is).
ANEXO XXIII
Parcelamento de Débitos
Documentos Necessários:
- Cópia da Simulação do Parcelamento.