1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Escola Castro Alves promove noite de autógrafos com apoio da Prefeitura municipal de Ibirapuã.

Fonte: Ascom - PMI
06/12/2019 às 19h41

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


“Achei emocionante porque foi meu primeiro livro, gostei muito de escrever, foi divertido todo o processo na escola durante a criação do meu livro. A minha história tem como título “A Bailarina” e eu acho que eles gostaram do meu livro”.

Disse Maressa Avelar de Jesus, aluna do 5º ano C.

A Escola Municipal Castro Alves em Ibirapuã, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, realizam permanentemente projetos de incentivo à leitura e a escrita. E para tornar esses projetos ainda mais especiais, a Escola em parceria com a Estante Mágica tornaram os alunos verdadeiros autores.

“A educação do século 21 pede um aluno protagonista, autor da própria história. Quanto mais protagonista em sala de aula, mais ele desenvolve autoconfiança, o que motiva e aumenta seu aprendizado. Portanto nós da Escola Castro Alves abraçamos esse Projeto encantador para melhorar a leitura e a escrita dos nossos educandos”. Disse a Coordenadora Pedagógica Arlivani Lopes Vieira Leal.

O evento que aconteceu na noite de ontem 05, foi um verdadeiro sucesso, estiveram presentes os familiares e amigos dos pequenos autores, a comunidade escolar, secretários municipais, comerciantes e empresários locais, a Vice Prefeita Nivea Maria Chácara e o Prefeito Calixto Ribeiro.

“Hoje é um dia histórico para nossa cidade, fico muito orgulhoso e feliz por ver essas crianças crescendo e se desenvolvendo, adquirindo conhecimento, alcançando sonhos e objetivos tão bonitos como este. Nossa educação está de parabéns, todos os dias conquistamos novos projetos e essa noite de autógrafos é um deles. Parabéns para todos os alunos e professores pelo lindo trabalho”. Ressaltou o Prefeito Calixto Ribeiro.

Com a proposta de proporcionar aos alunos um espaço de expressão e de destaque dentro do processo educacional o projeto literário levou os pequenos a um processo de criação onde puderam refletir sentimentos, estimular a criatividade e expor seus pensamentos. As professoras de Língua Portuguesa Claudete Santana, Carmélia da Silva e Poliana Sampaio coordenaram todo o processo de criação e desenvolvimento da obra literária dos 90 alunos dos 5º ano matutino e vespertino, e não escondiam a emoção, alegria e satisfação com a concretização do trabalho. “Trabalhar esse projeto foi um sonho, as crianças desenvolveram um lindo trabalho, foi um aprendizado muito rico. Ver eles se sentirem o dono da sua própria obra é muito gratificante” Disse Claudete Santana.

A professora Carmélia da Silva, a idealizadora do projeto, estava que era só sorrisos e alegria. “É um sonho de muito tempo! Conheci nas redes sociais e me chamou muita atenção, aí conversei com a nossa coordenação e hoje estamos vendo esse sonho realizado, os nossos alunos escreveram seus livros colocando a beleza e a imaginação de cada um. É muito gratificante para todos nós”. Diz a professora.

Ao passarem por todo o processo criativo de escrever seu próprio livro os estudantes ficaram mais próximo do mundo literário, e o Secretário Municipal de Educação Sérgio Mendes fez questão de parabenizar os alunos e expressar sua satisfação com a realização desse tão bonito trabalho. “A Estante Mágica é um projeto que vem incentivar a leitura e a imaginação das crianças, nesse projeto especifico a criança se sente não somente um leitor, ela se sente o criador da história, aquele que produziu e ver seu trabalho sendo prestigiado e nós podemos ter com isso futuros escritos. A leitura é o ponto alto desse projeto, estamos hoje aqui em um ambiente bonito e agradável que estimula nas crianças o gosto pela leitura e escrita. Sabemos que a leitura leva a interpretação, não só de texto, mas do próprio mundo que está vivendo. Saber se posicionar, saber entender o contexto social que está envolvido, para tudo isso a gente precisa de uma mente mais aguçada e a leitura nos leva a isso. O projeto Estante Mágica com certeza veio no momento certo”. Ressaltou o secretário e ainda parabenizou todas a crianças e os envolvidos no projeto como também agradeceu todo o apoio da prefeitura que não mede esforços para realizar os projetos da educação no município.

Foram muitos dias de criação e os alunos puderam escrever, ilustrar e mostrar toda sua criatividade na construção da primeira obra literária. A escola inteira se envolveu para que o projeto fosse concretizado com sucesso e contou também com patrocínio de comerciantes e empresários locais. “Estou muito emocionada e feliz com a realização desse projeto. Com a aplicação desse trabalho transformamos nossos alunos em pequenos escritores, a escola conheceu de perto cada estudante. Hoje a equipe Castro Alves é a mais nova fábrica de autores do nosso país”. Disse a Diretora Maria Aparecida.

Uma noite marcada por muitas emoções, entre elas um enorme orgulho dos pais pelos seus filhos e o lindo trabalho desenvolvido. “Foi maravilhoso toda criação, minha filha ficou entusiasmada, com vontade de ser autora. Nos primeiros momentos ajudei e foi agradável. Esse projeto é um incentivo, um grande despertar para leitura. Estou muito orgulhosa!”. Diz Caroline Azevedo, mãe de Rafaela Azevedo aluna do 5º ano.

Os alunos, os protagonistas da festa empolgados e orgulhosos com a publicação dos seus livros, tiveram direito a desfile no tapete vermelho, muitas fotos e autógrafos e não escondiam a empolgação e alegria de estarem vivendo aquele momento mágico, cheio de felicidade e prazeroso. Se sentiram verdadeiros autores, donos da sua própria obra literária como diz os alunos, Guilherme Rios, João Vitor Ferro, Lílith Pereira e Ester Rodrigues.