1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo
Prefeitura Municipal de
Ibirapuã

PREFEITURA DE IBIRAPUÃ REALIZA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A DENGUE NAS ESCOLAS

Fonte: Ascom - PMI
09/03/2020 às 14h12

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


“Minha mãe já teve chikungunya, e é muito ruim. Vou cuidar do meu quintal, limpar tudo e não deixar agua parada para proteger minha família”. Falou o aluno Farone Alves Bandeira

A equipe de profissionais que compõe o Núcleo de Combate às Endemias em Ibirapuã, estar realizando um intenso trabalho de conscientização junto aos alunos nas escolas do município, nesta quarta e quinta feira, 04 e 05 de março.

O trabalho está sendo realizado em todos os turnos e abrange os alunos da rede municipal e estadual. As equipes de profissionais em parceria com a Secretaria de Educação explicam aos alunos a importância do combate ao mosquito para evitar a transmissão das doenças.

O objetivo da ação é alertar as comunidades escolares sobre a importância de se combater o mosquito Aedes aegypit ao longo de todo o ano, a fim de que as doenças transmitidas por ele, como a dengue e as febres chikungunya e zika, sejam evitadas.

Os alunos muito curiosos, prestam atenção a todas as explicações e fazem perguntas sobre o mosquito. “Tirei minhas dúvidas de como fazer para se proteger contra o mosquito, se o uso de repelentes é importante e também aprendi os cuidados que precisamos ter para evitar a proliferação na nossa casa”. Disse a aluna Hellen Barbosa.

Durante a visita as escolas, orientações sobre como não deixar acumular água em recipientes diversos, como fechar caixas d’água, colocar garrafas com a boca virada para baixo, guardar pneus em locais fechados, dentre várias outras, foram repassadas às crianças, de modo que elas levem este aviso e estes ensinamentos para suas casas. “O trabalho de conscientização é muito importante. Todos os anos é falado, é orientado, mas a medida que as crianças vão amadurecendo essa conscientização torna-se ainda mais eficaz, pois elas cobram dos pais em casa o cuidado com a proliferação do mosquito”. Relatou Milena Francisca Vieira Jardim, Agende de Combate a Endemias.

Os professores também estão engajados na luta contra o Aedes aegypit e orientam os alunos em sala de aula sobre o cuidado e prevenção que todos precisam ter diariamente. “O trabalho de conscientização é fantástico, todos precisamos como população nos mobilizar e fazer a nossa parte, se eu não quero ficar doente preciso fazer meu papel. Sem educação não conseguimos alcançar uma saúde de qualidade”. Disse a professora Fátima Aparecida Fernandes Albuquerque Lemos.

O prefeito Calixto Ribeiro pontuou a importância desse trabalho de conscientização no município, e relatou que quando assumiu a prefeitura havia mais de 800 casos de dengue na cidade e com a intensificação das ações de combate ao mosquito, nos anos de 2018 e 2019 conseguiu zerar esses casos. “Essa é uma ação que eu levo muito a sério e cobro bastante compromisso dos profissionais e da população para não permitirmos que a dengue avance no nosso município”. Pontuo o Prefeito.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Conforme explicou o Agente de Combate a Endemias Marcos Antônio Monteiro.