1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Prefeito Calixto realiza nova desinfecção nos principais pontos de aglomerações de Ibirapuã

Fonte: Ascom - PMI
09/06/2020 às 15h53

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Para conter o avanço do novo coronavírus no município, a Prefeitura de Ibirapuã repetiu a ação de desinfetar os principais pontos de aglomerações de pessoas. Entre os dias 5 e 7 de junho a Secretaria Municipal de Administração pulverizou com desinfetante hospitalar os supermercados, todos os postos de combustíveis, todas as praças, todos os Postos de Saúde, Hospital Municipal, Mercado Municipal, todos os órgãos públicos, todos os bancos e a casa lotérica.

Esta não foi a primeira vez que a ação aconteceu. No último dia 27 de maio, a Prefeitura utilizou um trator e um pulverizador para a limpeza das principais ruas e avenidas da sede, Vila Capixaba, Vila Portela e Vila Juazeiro, além da rodoviária, todos os Postos de Saúde, Hospital, todas as Praças e órgãos públicos, também com desinfetante hospitalar. “ Com a confirmação de casos na cidade, é muito eficaz a limpeza do solo em locais corriqueiros de grande fluxo de gente para conter a propagação do vírus.”, afirma o Secretário Municipal de Administração Luiz Carlos Dias Cordeiro Filho.

O prefeito Calixto destaca ainda que todos os esforços estão sendo feitos para proteção dos moradores. “Estamos economizando em outros setores e investindo mais em prevenção da covid 19, a colaboração de cada um é fundamental para a proteção de todos”, conclama o prefeito.

Ações realizadas pela Prefeitura em combate ao coronavírus

· A Prefeitura adquiriu termômetros infravermelhos (sem a necessidade de contato corporal) para uso nas barreiras sanitárias. Os equipamentos devem chegar a qualquer momento, pois a empresa já informou o envio dos mesmos.

· Instituição de barreiras sanitárias nas 4 principais entradas da sede, Vila Portela e Vila Juazeiro, totalizando 7 barreiras e a contratação de mais de 50 funcionários para o revezamento nas mesmas todos os dias da semana, o dia todo.

· Aquisição de EPIs como macacão, luvas, máscaras e gorros para os profissionais de saúde, na linha de frente do covid 19 e da limpeza pública.

· Doação de kits de higiene, máscaras e cestas básicas para as famílias em estado de vulnerabilidade na sede e nas vilas. Destacamos que a distribuição de álcool a domicílio não é recomendada pelas autoridades de saúde, devido a impossibilidade de estocar, o alto fator inflamável e o fácil acesso a água e sabão, também eficiente para o combate ao vírus.

· Quanto aos testes rápidos, o município requisitou e conseguiu junto ao Governo do Estado, alcançando inclusive, a marca da cidade do Extremo Sul, proporcionalmente ao número de habitantes que mais realizou testes rápidos, segundo a SESAB. Mesmo com o alto número de testes utilizados, devido a grande facilidade de propagação do vírus, e a obrigatoriedade de testar os profissionais de saúde rotineiramente, o número de testes rápido tem sido inferior a nossa demanda. Fato que já motivou a Prefeitura a adquirir com recursos próprios mais testes, destacando aqui a dificuldade em encontrá-los e aos altos preços devido a grande demanda pelo produto no país inteiro.

· Ampliação do quadro de funcionários a serviço da Vigilância Sanitária, bem como disponibilização de carro exclusivo e telefone para disk denúncias.

· Conquista de mais um Posto de Saúde que está em fase de implantação para o funcionamento nos próximos dias.

· Isolamento de Parques e Academias ao ar livre.

· Informações sobre os cuidados preventivos estão sendo amplamente difundidos através de carro de som, rádio local e internet, cartazes afixados em paredes e orientação in loco por funcionários da vigilância sanitária nos estabelecimentos comerciais.

· Imposição da Prefeitura de medidas preventivas obrigatórias para o funcionamento do comércio, tais como: Uso de máscaras e álcool 70% para clientes e funcionários, abertura apenas de 1 porta, distanciamento social de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas .

· Parceria com as empresas Bahia Etanol, Agro Unione e Suzano que forneceu álcool para Prefeitura em um momento que o produto estava em escassez no mercado, e por sua vez a Prefeitura repassou a todas as unidades de saúde do município, comerciantes, igrejas e associações de difícil acesso ao produto.

· Parceria com a Latícinios Davaca que doou mais de mil litros de detergente industrial, utilizado para higienização dos estabelecimentos públicos e pontos e de aglomeração. Além da doação de recipientes adequados para viabilidade de distribuição do álcool.