1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Prefeitura Municipal realiza com sucesso Semana do Bebê em Ibirapuã.

Fonte: Ascom-PMI
09/11/2019 às 09h56

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


“Foi muito interessante, sou mãe de primeira viagem e pude aprender muito sobre o parto, amamentação, alimentação saudável, primeiros cuidados com o bebê, a saúde bucal do bebê e da mãe também. Adorei tudo. Maravilhoso!”. Diz Ketenllin Gabryelle Souza Santana, que está com 6 meses de gestação e é uma das ganhadoras do ensaio fotográfico.

A Semana do Bebê é uma iniciativa apoiada pelo Unicef, que reúne ações intersetoriais de valorização e da garantia de direitos da criança e do adolescente, a ação busca motivar os municípios brasileiros à desenvolverem atividades e ações que garantam a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida, a primeira infância.

Em Ibirapuã, a “Semana” foi um verdadeiro sucesso. Por meio da união entre as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, várias ações foram postas em prática no município. Rodas de conversas sobre alimentação saudável da família, parto natural, educação sexual, palestras e debates sobre os temas Sistema de garantia de direitos e formas de proteção da criança e do adolescente, a escola no contexto do desenvolvimento infantil, Direitos reprodutivos e sexuais, Fortalecimento das competências familiares na primeira infância, saúde bucal na primeira infância, Capacitação da rede de assistência ao pré-natal, parto e pós-parto, filmes, oficinas recreativas para mães e filhos e sorteios de brindes, foram ofertadas às crianças, gestantes, e toda família.

“Nós envolvemos aqui muitas mães, crianças, avós e famílias e passamos uma semana inteira aprendendo. Esse evento é um marco de que essa gestão se preocupa com a prevenção, marca o empoderamento de toda essa comunidade para que essa sociedade no futuro não sofra consequências de saúde, de educação insatisfatória ou demanda por muito assistencialismo, para que as pessoas sejam protagonistas de sua própria história. A informação é a chave de sucesso e nessa semana inteira tivemos muita informação”. Relatou Renata Coelho de Barros Ribeiro, Articuladora do Selo da Unicef no município, que atua em articulação nas Secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social.

O encerramento aconteceu nesta sexta-feira (08), na Secretaria de Assistência Social. Um grande público se fez presente durante toda semana. O prefeito Calixto Ribeiro ressaltou a alegria de ver como todo esse trabalho foi desenvolvido no município, com comprometimento e responsabilidade. “Essa semana foi de muita informação e aprendizado para toda nossa população, foi desempenhado aqui um belo trabalho de cuidado e zelo para com as crianças e famílias do nosso município”. Ressaltou o gestor

Após as atividades finalizadas, o sentimento realmente foi de dever cumprido e satisfação, relatou a Assistente Social Nilcilene Fontes Andrade de Castro Alves. “Todas as secretarias se envolveram ao máximo para alcançamos êxito com esse evento. Foi muito importante para o nosso município, fornecemos informação de qualidade. O objetivo foi mostrar a população que o município oferta políticas públicas de qualidade para todos. Foi um verdadeiro sucesso!”. Disse a Assistente Social.

Ana Paula dos Santos Machado, mãe da pequena Eyshila, também fez questão de comparecer durante a semana para aprender cuidados especiais e colocar em prática com a filha. “Gostei muito, muita informação que não sabia, por exemplo os cuidados com a dentição do bebê, tenho um filho de 12 anos e não tive esses cuidados por falta de conhecimento e agora com a Eyshila vou ter todo esse cuidado preventivo para garantir uma saúde melhor para ela”. Disse a mãe.

Com a ‘Semana do Bebê’ concluída, a gestão municipal, além de mostrar todo zelo e cuidado com a população local, dar mais um importante passo para a conquista do Selo Unicef.