1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Prefeitura e CMDCA empossam os novos Conselheiros Tutelares em Ibirapuã

Fonte: Ascom-PMI
11/01/2020 às 10h19

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Na manhã de hoje (10/01) o Executivo Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram a posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Ibirapuã, que atuarão no período de 2020-2023. A cerimônia aconteceu na Secretaria Municipal de Assistência Social, com início às 09h, e contou com a presença do Prefeito Calixto Ribeiro, secretários municipais, representante do CMDCA, familiares dos novos conselheiros e população em geral.

Após um cuidadoso processo de inscrições, provas, entrevistas, campanhas e fiscalizações, no dia 06 de outubro de 2019 foram eleitos 5 conselheiros titulares e 2 suplentes. As diretrizes das eleições estão estabelecidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e a escolha no Município foi realizada por meio do voto direto dos Ibirapuenses.

O prefeito Calixto Ribeiro, fez questão de pontuar a importância e seriedade do trabalho do conselho tutelar no município. “Hoje é um dia histórico para esses cinco conselheiros que assumem a responsabilidade de garantir, apoiar e zelar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes, e quero aqui dizer que esse trabalho é muito importante e precisa ser realizado com seriedade e compromisso, tenho certeza que farão um excelente trabalho. Como gestão estamos à disposição para caminhar juntos e apoiar no que for necessário para cuidar das crianças e adolescentes do nosso município”. Pontua o gestor.

Para que estivessem aptos a assumir suas responsabilidades os membros e suplentes participaram de uma capacitação técnica, que ocorreu nos dias 12 e 13 de novembro de 2019. Os conselheiros receberam instruções e orientações sobre o trabalho que deverão desenvolver frente ao Sistema de Garantia de Direitos, especialmente voltado para a defesa de crianças e adolescentes.

A Representante do CMDCA do município Mônica Reis de Souza, frisou a importância do trabalho do conselho Tutelar juntamente com o CMDCA em prol dos direitos das crianças e adolescentes. “Estamos com uma expectativa muito grande para esse novo conselho, mais garra, trabalho e união, porque o índice de abuso e negligencia tem crescido. Nosso papel como CMDCA é ajudar, fiscalizar e apoiar para que o trabalho dos conselheiros seja realizado da melhor forma possível. O CMDCA tem buscado parcerias e com isso temos muitas conquistas para o apoio e cuidado das nossas crianças e adolescentes, recentemente conseguimos 04 vagas na casa de abrigo em Itanhém e também um fundo para investir em capacitação. Temos tudo para realizar um excelente trabalho nesses quatro anos de mandato”. Disse Mônica.

O atual grupo de conselheiros tutelares titular é composto por Giomar Machado, que é o atual presidente do conselho, Vanete Vieira, Geraldo Prates, Juliana Colatino e Emily Silva. “Esse é meu segundo mandato como conselheiro e a expectativa é grande, porque está chegando três novos conselheiros com muita vontade de trabalhar e juntando com a minha vontade trabalhar e a de Vanete vamos fazer um excelente trabalho no município. Estamos querendo muito mostrar para comunidade que temos um conselho atuante e disposto a trabalhar, ganhamos um carro, computadores e uma sede nova e com isso temos tudo para desempenhar um excelente trabalho em prol das nossas crianças e adolescentes. Quero também já alertar a sociedade sobre o uso do disque 100, que é uma forma de denúncia anônima, porque as vezes as pessoas não denunciam com medo de se identificar, e com o disque 100 a pessoa está totalmente protegida e pode nos ajudar a fazer nosso trabalho e garantir os direitos das crianças e adolescentes”. Disse Giomar Machado, presidente do atual Conselho Tutelar.

Durante a cerimônia foi entregue o certificado de posse pelo prefeito municipal para todos os novos conselheiros, que não escondiam a alegria e expectativas para o início dos trabalhos como fez questão de falar a nova conselheira Emily Silva. “Pretendo entrar e fazer um trabalho bem feito para população, acolher a demanda e representar a Vila Portela. Vou mostrar um bom trabalho dentro das normas, defendendo os direitos das crianças e adolescentes”. Disse