Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Educação
SABE e SAEB 2023: SEMEC prepara alunos da rede municipal para avaliação baiana e nacional
Publicado: 09 Agosto 2023
Como forma de preparar os alunos da Rede Municipal de Ensino para as provas do SABE (Sistema de Avaliação Baiano da Educação) e SAEB 2023 (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), a Secretaria Municipal de Educação de Ibirapuã está realizando uma série de ações de fomento à qualidade do ensino e preparação para a realização das avaliações externas. A avaliação baiana acontecerá entre os dias 11 a 22 de setembro e a avaliação nacional está prevista para o período de 23 de outubro a 10 de novembro
A SEMEC realizou no mês de junho uma série de encontros formativos com gestores e professores da Educação Básica de Língua Portuguesa e Matemática para o alinhamento das estratégias e a instrumentalização didática em busca da melhoria do desempenho dos estudantes na realização das avaliações externas – 2023.
As equipes escolares incluíram em seus planejamentos aulas específicas com recursos para desenvolver a compreensão e ampliar as habilidades dos estudantes acerca da estrutura das avaliações externas e intensivou o foco nas habilidades que serão avaliadas nas provas. Os professores estão mais preparados para trabalhar com questões e simulados que aproximam o estudante do formato das Provas SABE e SAEB.
Os estudantes que participarão da edição 2023 estão distribuídos nas escolas urbanas e rurais da rede, sendo: 148 alunos do 2° ano, 134 alunos do 5° ano e 146 alunos do 9º ano. Vale destacar o esforço de toda a comunidade escolar em busca de um desempenho melhor nas provas.
“A pandemia trouxe um impacto negativo para rede de ensino de todo o país e a formação de professores sobre os marcos de aprendizagem e a observação do erro como orientador do percurso, está entre uma das medidas da SEMEC para minimizar esses danos. Essa iniciativa nos permite diagnosticar o nível de aprendizagem dos nossos alunos e de cada escola, possibilitando a elaboração de estratégias no planejamento pedagógico das turmas”, disse o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Sérgio Mendes.
No Grupo Escolar Castro Alves, 106 alunos do 5° ano, participam de aulas intensivas semanais. De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Arlivani Vieira, os exercícios aplicados seguem o mesmo padrão da avaliação nacional. “É uma forma dos alunos se familiarizarem com o estilo da prova e do gabarito, trazendo para eles mais confiança e tranquilidade quando forem fazer a avaliação oficial”, falou.
Aplicado desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o SAEB é uma avaliação em larga escala, que oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais. Dessa forma, permite ao Governo Federal um diagnóstico mais preciso sobre a qualidade da educação praticada no país, a partir de dados concretos. Os resultados apurados, com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) foi criado em 2007 e, desde então, vem produzindo diagnósticos sobre as redes públicas estaduais e municipais da Bahia. Além disso, o sistema acompanha os resultados e realiza as intervenções necessárias nas escolas.
“Por meio de testes e questionários, as avaliações refletem os níveis de aprendizagem dos nossos estudantes.” falou a Coordenadora técnica da Secretaria de Educação, Renata Barros.
“A participação dos alunos é essencial, porque as Avaliações Externas contribuem para melhoria da qualidade da educação e a universalização do acesso à escola. O resultado das provas representa o esforço, a dedicação e a determinação dos professores e de toda comunidade escolar”. Concluiu o Prefeito Calixto
Por: Vida Diária/ASCOM