1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Ibirapuenses tem atendimentos oftalmológico gratuito pela Secretaria Municipal de Saúde

Fonte: Ascom - PMI
13/01/2020 às 14h45

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


“Há muitos anos uso óculos, esse programa da prefeitura é uma verdadeira benção, eu já estava pensado como ia fazer para realizar a consulta, porque não tenho condições de custear o atendimento. Agradeço muito ao prefeito que ajuda muito mesmo a população”.

Disse o Senhor Custódio Pereira da Silva, 69 anos, morador de Ibirapuã.

A Prefeitura Municipal de Ibirapuã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando hoje e amanhã (13 e 14/01), a partir das 8hs, na Secretaria Municipal de Assistência Social e nas vilas, o “Projeto Social Visão Sem Fronteiras”, um mutirão de atendimento médico oftalmológico ao alcance de toda população com idade superior a 07 anos.

A parceria entre a Prefeitura Municipal e os médicos do Visão Sem Fronteiras de Goiás visa oferecer exames e consultas de vistas com médico oftalmologista de forma 100% gratuita, beneficente e sem custos para a população.

O Prefeito Calixto Ribeiro que esteve presente no local, enfatizou a importância de ações como estas que atende à demanda do município e promove saúde e qualidade de vida para população. “A gente corre atrás daquilo que a população precisa, por isso um mutirão oftalmológico para resolver o problema de quem está esperando pelo atendimento de uma só vez. Com a iniciativa promovemos saúde e qualidade de vida, pois evitamos o deslocamento do paciente para outras cidades. Disse o prefeito.

O projeto vai atender 800 pessoas na sede e zona rural, em duas etapas. A primeira que acontece hoje e amanhã, com palestra e triagem dos pacientes e a segunda etapa será realizada nos dias 22 e 23 de janeiro, na Secretaria de Saúde, onde os profissionais da área oftalmológica realizarão os exames com instrumentos e, indicarão as necessidades de cada paciente, tais como: receita para óculos, exames oftalmológicos, onde serão diagnósticos se o paciente tem catarata, pterígio e/ou glaucoma, encaminhamento para cirurgia de catarata, e em caso de necessidade para os devidos procedimentos.

A Secretária Municipal de Saúde interina, Maria Olivia Ferreira Bastos frisou a importância no programa para desafogar a fila de espera e atender a demanda do município. “Com o projeto vamos realizar os atendimentos oftalmológicos e diminuir a fila de espera, serão realizados todo tipo de exames que o paciente precisar, só não será feito procedimentos cirúrgicos e doação de óculos. O município em contra partida está custeando todo o atendimento, sem despesa alguma para população”. Frisou a secretária.

Durante a triagem a equipe técnica do projeto Visão sem Fronteiras realiza palestras para os pacientes e explica como funciona o dia de atendimentos e os tipos de procedimentos realizados, na sequencia inicia-se o preenchimento das fichas de atendimento de cada paciente. Conforme explica os técnicos em triagem Fabiele Souza Xavier e Caissio Santos da Silva.

Dona Dolores Lopes Bandeira é uma das muitas pessoas que compareceram para realizar o agendamento e fazer o exame de vista pra saber como está a saúde da visão. “Graças a Deus ainda não precisei usar óculos, mas vim para fazer o exame porque é importante cuidar da saúde e com essa ajuda do prefeito que está dando o exame de graça para população, porque se fosse para pagar não tinha como fazer, então aproveitei essa grande oportunidade de cuidar da saúde e vou fazer meu exame. Agradeço muito ao nosso prefeito”. Disse a ibirapuense de 72 anos.