1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Ensino remoto é marcado por entusiasmo e eficiência em Ibirapuã

Fonte: ASCOM - PMI
13/07/2020 às 14h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


As mídias sociais dos pais de alunos da Rede Municipal de Ensino de Ibirapuã, ganharam mais vida e animação, depois que a Plataforma virtual da Secretaria Municipal de Educação começou a funcionar. No endereço eletrônico www.semecconectada.com.br estão disponíveis atividades para todas as séries escolares. Além dos pais e em alguns casos os próprios alunos terem a liberdade de entrarem a qualquer momento no site, os educadores também postam o mesmo conteúdo nos grupos de whatzap. “O grupo de zap já existia e eles colocam tudo lá e aí quando estamos fazendo as atividades com nossos filhos fica irresistível não compartilhar a experiência nas nossas mídias sociais”, diz Aline Vieira, mãe de João Victor de 3 anos.

Outra forma de fazer com que as atividades cheguem aos alunos é o plantão escolar. Todas as escolas ficam abertas as segundas-feiras, a espera dos pais ou alunos que não tem acesso a internet para entrega do material disponível na plataforma. Julidiane foi uma das mães que experimentou e aprovou a modalidade. “ Estive na escola para pegar o conteúdo para meus filhos e fiquei encantada com a qualidade, zelo e bom gosto do material, tudo colorido e caprichado, e todo mundo com os devidos cuidados de prevenção ao coronavírus, de máscara, mãos higienizadas e o material em um saquinho, sem aglomeração, contato físico e com distanciamento social, a equipe da educação está de parabéns!”, contou Julidiane Késsia Souza.

A coordenadora técnico pedagógica Vilma Leal explica que o dia único para todas as escolas foi escolhido pensando em facilitar para os pais que tem filhos em escolas diferentes. “O objetivo é que as pessoas saiam o mínimo possível de casa, e ao sair tomem todos os cuidados de prevenção a covid 19 e retornem. A experiência com o plantão escolar tem sido muito valiosa, pois os profissionais não estão medindo esforços para que o melhor seja entregue aos alunos,” destaca Vilma que ainda agradece as diretoras Nila Bonjardin, Maria Aparecida, Sara Vieira, Andréia Marques, Nardelle Santana, Ivanilda Ferreira, Eulita Carmonia e Joelma Prandi, e as coordenadoras, Alirvani Lopes, Elzeni Machado, Suellem Santana, Rute Meire Paixão, Jailma Leal, Mayara Cordeiro, Sandra Margarete Ferreira, Ayle e Rizia Astolfo, bem como suas respectivas equipes de professores.

E para os alunos que moram em localidades de difícil acesso a escola e não tem internet disponível está sendo realizado a modalidade delivery. Trata-se da entrega das atividades nestes domicílios, onde o acesso a escola se dava pelo transporte escolar. “A adesão ao ensino remoto tem sido fantástica, o envolvimento dos profissionais, pais e alunos foi surpreendente. Realmente é muito gratificante ver o empenho de todos os envolvidos e o resultado acontecendo na vida dos alunos que tem sua distância encurtada do conhecimento, durante a pandemia.” Frisou o Secretário Municipal de Educação Sérgio Mendes.

O prefeito de Ibirapuã Calixto Antônio Ribeiro também fez questão de agradecer os envolvidos pela adesão a iniciativa. “Estamos redescobrindo uma maneira de viver em sociedade, a pandemia quebrou todos os padrões e nos impôs duras consequências. E o ensino remoto vem como uma alternativa a crise. Conhecemos as dificuldades de ensinar a distância, mas não podemos aceitar a inércia diante dos obstáculos. Dia após dia precisamos nos preparar melhor para as adversidades. A pandemia impossibilitou o trabalho de muitos e ainda assim encontramos formas de manter esses empregos para garantir o sustento das famílias, através do redirecionamento de funções. Por isso, peço a todos que se esforcem para fazer da melhor maneira aquilo que se apresenta para ser realizado. Vamos juntos vencer esse período de turbulência até retornamos nossas vidas como antes, com Deus na frente, e determinação para fazer o bem”, concluiu Calixto.