1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Ibirapuã capacita novos Conselheiros Tutelares.

Fonte: Ascom - PMI
14/11/2019 às 07h46

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Os conselheiros tutelares eleitos no pleito de 6 de outubro de 2019 para um mandato de quatro anos passam por uma capacitação técnica que está acontecendo nos dias 12 e 13 de novembro. Durante o evento, os conselheiros recebem instruções e orientações sobre o trabalho que deverão desenvolver frente ao Sistema de Garantia de Direitos, especialmente voltado para a defesa de crianças e adolescentes. A capacitação é parte da etapa de formação dos novos membros do Conselho Tutelar de Ibirapuã que tomarão posse em janeiro de 2020.

“Essa capacitação está sendo excelente, o palestrante fala a linguagem do conselheiro e torna muito mais fácil a absorção do conteúdo. Para nós que já estamos conselheiro é uma renovação do que já sabemos e também acrescenta novos conhecimentos a nossa bagagem, tenho certeza que vai somar muito no nosso trabalho diário”. Disse o atual presidente do Conselho Tutelar Giomar Nunes Machado.

A capacitação é totalmente metodológica voltada para a inserção dos novos conselheiros na realidade do trabalho diário do Conselho Tutelar. O objetivo principal é a compreensão do funcionamento do Conselho Tutelar e o papel do conselheiro.

O treinamento é divido em quatro módulos que são, as normativas basilares para o sistema de proteção integral e garantia de direitos, as atribuições do Conselho Tutelar, o dia a dia do Conselho Tutelar e por fim um bate papo com perguntas e respostas sobre os temas abordados na capacitação, que tem a duração de dois dias, com uma carga horária de 16h de treinamento conforme explica o palestrante, Marcelo Santos Teixeira, conselheiro tutelar de Teixeira de Freitas. “Procuro trazer para essa capacitação conhecimentos e experiências da minha área profissional dentro do conselho tutelar de Teixeira de Freitas, que hoje atende uma demanda alta de casos complexos. O conteúdo em si eles tem, agora precisam da experiência e é isso que buscamos acrescentar hoje aqui”. Diz o palestrante.

A capacitação que acontece na Secretaria de Assistência Social, é destinada para os cinco conselheiros titulares e também dois suplentes. “A capacitação está sendo muito proveitosa, conhecemos as atribuições do Conselho Tutelar, as formas de atuação junto com as secretarias. Estamos todos muito empolgados para trabalhar e colocar em prática tudo que adquirimos de conhecimento, estamos aprendendo como e o que vamos fazer nessa nova função e tenho certeza que vai ser muito bom para o desenvolvimento do trabalho aqui no município”. Disse o novo conselheiro eleito Geraldo da Soledade Caldeira Prates

O treinamento foi contratado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, visando treinar e qualificar os novos conselheiros para o desempenhar da função junto ao município. “A expectativa é melhorar o conhecimento principalmente dos novos conselheiros que foram eleitos para esse pleito de quatro anos, esperamos que no próximo ano o trabalho seja mais qualificado, por isso ofertamos essa capacitação. Buscamos capacitar para que possam desempenhar um trabalho de qualidade e com responsabilidade no município”. Disse a Secretária de Assistência Social Leda Pinho, e ainda agradeceu todo apoio e prontidão do Prefeito para que fosse realizado o evento.

O prefeito Calixto Ribeiro, ressalta a importância de capacitar para que seja realizado um trabalho competente e com excelência. “Buscamos dar ferramentas de trabalho, capacitar e informar para que eles possam exercer a função com competência e responsabilidade”. Disse o Gestor.