1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Prefeitura oferta segurança, comodidade e alegria em transporte escolar urbano

Fonte: Ascom - PMI
17/02/2020 às 17h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Tia Pipoquinha é muito legal ela brinca com a gente! Gosto de ir no ônibus porque não chego cansado na escola.” Diz os alunos Adriano Souza e André Ferreira, ambos de 7 anos, alunos do 1º ano do ensino fundamental.

A Prefeitura de Ibirapuã está sempre pensando no melhor para os seus moradores e, através da Secretaria de Educação, oferece transporte escolar gratuito para os estudantes tanto da zona rural e distritos como também da sede.

O transporte escolar urbano é um diferencial da Prefeitura de Ibirapuã, por não se tratar de um serviço obrigatório, mas a gestão entende a necessidade do benefício pelo fato da distância até a escola ser longa para alguns alunos, principalmente moradores do bairro Toni Pinto e por isso oferece esse serviço que facilita tanto a vida dos estudantes que chegam a escola mais dispostos como também para os pais que não precisam se deslocar para levar os filhos até a escola. “É maravilhoso esse serviço da prefeitura, facilita muito a nossa vida, entregamos nossos filhos aqui no ônibus, a monitora leva e traz em segurança pra casa”. Disse a dona Doraci Souza, mãe e beneficiária do transporte escolar, moradora do Bairro Toni Pinto.

A monitora dentro do ônibus também é mais um diferencial oferecido pela gestão municipal que pensando no cuidado e segurança das crianças que fazem o uso do transporte, durante todo o percurso que sai do Bairro Toni Pinto e percorre toda a cidade pegando os estudantes e levando até as escolas e ao final das aulas devolvendo em suas casas ela cuida e também faz o entretenimento desses estudantes tornando assim o percurso mais divertido, alegre e ainda fazendo com que cheguem a sala de aula mais dispostos para o dia letivo.

“Eu estou amando fazer esse trabalho, sempre gostei muito de cuidar de crianças. Tenho todo cuidado e atenção com eles, pego, coloco no ônibus, mantenho eles sentados para evitar acidentes, se precisar atravessar a rua levo seguro pela mão, é um trabalho muito gratificante. Já conheço os alunos, sei onde cada um fica, mas ainda assim anoto o contanto dos pais para qualquer necessidade, pois sei que eles são minha responsabilidade. As crianças e os pais também estão gostando, faço uma festa com eles dentro do ônibus com brincadeiras, distribuição de pirulitos e musiquinhas, tem sido maravilhos”. Disse a monitora Valdirene Andrade Viana Dias (Dira), a Tia Pipoquinha, como as crianças chamam, que vai toda caracterizada de roupas coloridas.

O transporte também é um auxilio muito valioso para as crianças com necessidades especiais, que recebem todo um cuidado diferenciado durante o percurso até as escolas. “É muito bom aqui no ônibus a Tia Pipoquinha cuida de mim com carinho, atenção e é muito divertida”. Falou o aluno Diogo de Jesus Aleixo de 10 anos que tem necessidades especiais de locomoção.

“O meu objetivo é cuidar das pessoas. A lei não determina o transporte urbano obrigatório, mas pensando em garantir comodidade, segurança e alegria com a monitora que faz muito bem esse papel, colocamos a linha que ajuda no rendimento dos alunos e no dia-a-dia dos pais melhorado,” falou o prefeito Calixto Antônio Ribeiro.

O escolar urbano atende os alunos do ensino infantil e fundamental I e II dentro do município, crianças desde o jardim I até o 9º ano do ensino fundamental. “Todos os dias vou e volto no escolar, é muito bom e cômodo para nós que moramos mais distante da escola”. Disse Aline de Jesus de Paula, 14 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Souza Mendes – CPM.

Para o Secretário Municipal de Educação Sérgio Mendes, oferecer o transporte aos estudantes é uma medida que reforça a qualidade do ensino e a frequência escolar. “Garantimos dessa forma a participação das crianças nas escolas e melhoramos também o desempenho e a disposição dessas em sala de aula”. Ressaltou o Secretário.