1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

CREAS de Ibirapuã realiza campanha porta a porta contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Fonte: Ascom - PMI
18/05/2020 às 19h24

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Uma ação diferente, com atividades e ações virtuais por conta da pandemia do Novo Coronavírus, está sendo realizada pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Ibirapuã, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta segunda feira, dia 18 de maio. Este ano a campanha traz como slogan “Diga não: À Violência, Exploração Sexual e Abuso sexual Infantil!” e tem como foco estratégias de cuidados com as crianças em tempos de coronavírus.

Neste dia além das campanhas virtuais que estão sendo vinculadas em todos os meios de comunicações do município, também foi realizado uma ação de casa em casa dos moradores, com a entrega de um kit explicativo para as crianças, contendo gibi, folheto, lápis, borracha, balas e os telefones de contato para denúncias em casos de abusos.

Essa ação será realizada também durante toda a semana nas vilas do munícipio, com a intenção de alertar e conscientizar a população para esse tipo de abuso, conforme explica a Coordenadora do CREAS, Mônica Reis de Souza. “Esse ano por causa da pandemia não podemos fazer as palestras e oficinas como nos anos anteriores, mas estamos com uma intensa campanha virtual e hoje no dia D vamos nas casas para alertar e conscientizar as pessoas sobre essa problemática que alcança tantas crianças”. Disse a Coordenadora

Durante a ação nas casas as pessoas foram muito receptivas e agradeciam a equipe pela iniciativa e cuidado com as crianças e adolescentes do município. “Essa atividade é maravilhosa, muito importante, ensina os sinais e cuidados que precisamos ter com os nossos filhos e netos. A prefeitura está de parabéns!”. Disse a Laudeci Matos Cabral.

A Secretária de Assistência Social Leda Pinho, também ressaltou a importância da campanha nesse período de pandemia onde os cuidados e atenção precisam ser redobrados. “Sabemos que por conta da pandemia, pelo fato das crianças ficarem mais tempo em casa, ficam mãos vulneráveis a esses abusos, por isso intensificamos as campanhas virtuais e também nas casas com a distribuição desses kits explicativos”. Ressaltou a Secretária.

São vários os tipos de abusos e violências que as crianças sofrem, principalmente neste período de isolamento social, quando muitas poderão estar sendo aliciadas e até violentadas por estarem em contanto com o próprio agressor em casa.

“Não podemos nos descuidar das nossas crianças e adolescentes. Esse período precisa de maior atenção, por isso pedimos a cada familiar que seja um agente fiscalizador e cuidador dessas crianças, com o apoio de todos podemos proteger e zelar pelo bem-estar delas, garantindo sua segurança”. Diz o Prefeito Calixto Ribeiro.

Quem também fez questão de agradecer e apoiar a campanha feita nas casas com a distribuição dos kits foi o senhor Suelio Alexandre, pai de três crianças. “Estão todos de parabéns! Essa atitude é muito importante para evitar que algo ruim aconteça com as nossas crianças.” Diz o morador.