1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Ibirapuã tem cerca de 90% dos casos recuperados do coronavírus

Fonte: Ascom - PMI
18/06/2020 às 12h10

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Atualmente dos 47 casos confirmados de covid 19 em Ibirapuã, 41 encontram-se plenamente recuperados, sem nenhum sintoma da doença e sem chances de transmissão do vírus. Dos cinco que estão em recuperação, um está internado no hospital em Ilhéus, mas respira sem ajuda de aparelhos e os demais apresentam sintomas leves da doença. Houve ainda um óbito.

O primeiro caso do coronavírus no município foi confirmado no dia 22 de maio. “Com a confirmação do vírus na cidade e com a chegada dos testes rápidos do Sus, foi realizado um mapeamento de contatos com o paciente positivo e os mesmos foram testados. Novos casos positivos foram identificados e mais uma vez, a equipe da saúde testou a rede de contatos dos positivados. Naquele momento utilizamos os testes para identificar e conter a transmissão do novo vírus para mais pessoas, uma prática distinta de todos os municípios circunvizinhos que não adotaram o teste rápido desta mesma maneira. No entanto, o protocolo estabelecido pela Nota Técnica da Secretaria De Saúde do Estado da Bahia (documento que segue em anexo) determina que os testes rápido do Sus sejam utilizados somente para profissionais de saúde e segurança pública e pessoas com o quadro clínico epidemiológico compatível com covid-19, cujo diagnóstico é realizado pelo médico. “ Relata a Coordenadora da vigilância Epidemiólogica Municipal Carmen Júlia Rodrigues.

A Secretária Municipal de Saúde Maria Olívia Ferreira Bastos destaca que a testagem em Ibirapuã foi superior a média das cidades do Extremo Sul da Bahia. “ Proporcionalmente ao número de habitantes, Ibirapuã foi a cidade do Extremo Sul que mais realizou testes,” afirma.

Outro fator que precisa ser destacado é que a eficácia do teste rápido está diretamente atrelada ao tempo em que o sangue é coletado, pois precisa obedecer ao número de oito dias após o início dos sintomas da doença, ou caso contrário, o exame tem uma grande probabilidade de não identificar o vírus.

O Prefeito Calixto Antônio Ribeiro explica que todas as medidas preventivas e de contenção ao avanço da coronavírus foram tomadas com muita agilidade pela gestão municipal. “ O primeiro caso de covid 19 foi confirmado no Brasil em 26 de fevereiro, dias depois tomamos a decisão e suspender as aulas e fechar o comércio, antes mesmo que o Governo do Estado se manifestasse. O objetivo foi diminuir a exposição dos moradores o máximo possível a doença.” Conta Calixto.

Desde então foram muitas pesquisas e estudos junto as organizações de saúde para que os próximos passos fossem dados. “Percebemos que nossa economia local, não suportaria um período extenso sem o funcionamento do comércio e então flexibilizamos a abertura dos estabelecimentos, com medidas obrigatórias de proteção. O mesmo ocorreu para as igrejas, regras que são cobradas até os dias atuais.”, detalha o prefeito.

Confira as principais iniciativas para contenção do vírus na cidade:

· Higienização rotineira com desinfetante hospitalar nas principais ruas e avenidas da sede, Vilas Portela, Juazeiro e Capixaba. Além dos principais pontos de aglomerações como todos os Postos de Saúde, Hospital, Rodoviária, Mercado Municipal, todos os bancos, todos os postos de combustíveis, supermercados, todas as praças e todos os órgãos públicos.

· Intituição de barreiras sanitárias nas 4 principais entradas da sede, Vila Portela e Vila Juazeiro, totalizando 7 barreiras com a contratação de mais de 50 funcionários para o revezamento nas mesmas todos os dias da semana, o dia todo.

· Aquisição de EPIs como jalecos descartáveis, macacão de proteção biológica, luvas, máscaras N-95 e cirúrgicas, toucas descartáveis, sapatos e viseiras de proteção para os profissionais de saúde, na linha de frente do covid 19.

· Treinamento de médicos e enfermeiros pelo Lacen/BA para o covid.

· Capacitações para funcionários da Atenção Básica, vigilância epidemiológica sobre identificação e cuidados precoces na covi-19.

· Aquisição dos termômetros infravermelhos para uso nas barreiras sanitárias.

· Ampliação do quadro de funcionários da Vigilância Sanitária Municipal e disponibilização de carro exclusivo e telefone para disk denúncias.

· Conquista do centro de atendimento para enfrentamento ao novo coronavírus, que será uma unidade referenciada para atendimentos exclusivos de monitorados, suspeitos e positivos do coravírus. Separando –os mesmo das demais unidades de saúde.

· Oferta de testes rápidos, alcançando inclusive, a marca da cidade do Extremo Sul, proporcionalmente ao número de habitantes que mais realizou testes rápidos, segundo a SESAB.

· Conquista de mais um Posto de Saúde que está em fase de implantação para o funcionamento nos próximos dias, que vai oferecer melhor qualidade de atendimento com a divisão dos pacientes.

· Avaliação médica para os trabalhadores sazonais advindos de outros estados e municípios.

· Doação de kits de higiene com álcool e sabão e máscaras, além de cestas básicas para as famílias em estado de vulnerabilidade na sede e nas vilas.

· Isolamento de Parques e Academias ao ar livre.

· Aquisição de EPI’s para profissionais da limpeza pública.

· Distribuição de kit’s Merenda para os alunos da rede municipal.

· Informações sobre os cuidados estão sendo amplamente difundidos através de carro de som, rádio local e internet, cartazes afixados em paredes e orientação in loco por funcionários da vigilância sanitária nos estabelecimentos comerciais.

· Imposição de medidas preventivas obrigatórias para o comércio como: Uso de máscaras e álcool 70% para clientes e funcionários, abertura apenas de 1 porta, distanciamento social de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas .

· Parceria com o Corpo de Bombeiros para conscientização e prevenção da doença.

· Parceria com as empresas Bahia Etanol, Agro Unione e Suzano que forneceu álcool a Prefeitura em um momento que o produto estava em escassez no mercado, e por sua vez a Prefeitura repassou a todas as unidades de saúde do município, comerciantes, igrejas e associações de difícil acesso ao produto.

· Parceria com a Latícinios Davaca que doou mais de mil litros de detergente industrial, utilizado para higienização dos estabelecimentos públicos e pontos e de aglomeração. Além da doação de recipientes adequados para viabilidade de distribuição do álcool.