1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Saúde promove programa especial para pacientes diabéticos insulinos no município de Ibirapuã.

Fonte: Ascom-PMI
21/10/2019 às 09h42

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A Secretaria Municipal de Saúde de Ibirapuã promove acompanhamento especial para pacientes Diabéticos Insulinos dependentes descompensados do município. O programa auxilia, monitora e proporciona todo tratamento para os pacientes, que recebem do município gratuitamente os kits para auxiliar o processo de tratamento e acompanhamento da doença. O kit é composto pelo aparelho glicosímetro, fitas, agulhas e seringas para aplicação de insulina.

Os pacientes diagnosticados mensalmente passam por avaliação médica e a partir daí a secretaria de saúde do município separa os kits que são entregues para os pacientes que fazem o monitoramento diário em casa e no mês seguinte levam as anotações para a próxima consulta médica.

Segundo a Enfermeira sanitarista do município Carmem Julia Rodrigues dos Santos, é importante lembrar que os pacientes participantes do programa precisam passar por avaliação médica mensal para avaliar a necessidade de cada paciente e por isso só podem pegar o material após essa avaliação. “O programa exige que o paciente passe uma vez por mês no médico, porque não adianta fazer a glicemia capilar em casa e não mostrar ao profissional para fazer uma avaliação precisa e acompanhamento”. Diz a enfermeira.

O programa atende pacientes insulinos dependentes nos postos de saúde da sede, unidades I e II, na unidade III em Vila Portela e também nas unidades da Vila Juazeiro e BR 101.

“Este programa é muito importante, colocamos à disposição profissionais médicos especializados no tratamento do diabetes, fornecemos aos pacientes todo acompanhamento e tratamento necessário, orientações nutricionais e treinamento para monitoramento e aplicação do tratamento em casa”. Ressalta a Secretária de Saúde Andrea Carmona.

O prefeito Calixto Ribeiro, fala sobre a importância do programa no município no cuidado e auxílio desse grupo de pacientes. “O programa serve para cuidar dessas pessoas, e isso é motivo de alegria pra mim como gestor. Amo cuidar das pessoas, e vejo o cuidado com a saúde como prioridade sempre”. Disse o gestor.

Diabetes - Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.