1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Ibirapuã

Registre-se: Ibirapuã Promove Semana Nacional do Registro Civil no município

Fonte: ASCOM
22/05/2023 às 11h50

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


A falta de um registro de nascimento pode trazer inúmeras consequências negativas para uma pessoa, inclusive a impossibilidade de exercer sua cidadania plenamente. No Brasil, quase três milhões de pessoas ainda não possuem esse registro, o que tornou-se um problema grave.

Visando resolver esse problema no município, a prefeitura Municipal de Ibirapuã através da Secretaria de Assistência Social, promoveu na última quinta-feira (11/05) o Registre-se, Campanha nacional da semana do Registro Civil, e ofereceu diversos serviços relacionados à obtenção de certidões de nascimento e outros documentos. O evento aconteceu na Praça Geraldo Chácara e contou com a participação de órgãos como o Cartório de Registro Civil e Defensoria Pública.

“Com essa ação damos início a semana Nacional do Registro Civil aqui em Ibirapuã, e é com muita alegria que estamos realizando esse mutirão, para trazer para essa população o direito de ter seu Registro Civil, o direito de ter a sua legalidade”. Disse a Secretária de Assistência Social, Amanda Barros.

Entre os serviços oferecidos, estão o registro de nascimento e óbito, reconhecimento de paternidade, emissão de 1ª e 2ª via de certidão de nascimento, alteração de nome e gênero para transgêneros, além de serviços cartoriais como reconhecimento de paternidade e retificação de nome.

O Registre-se é uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça em parceria com a Prefeitura de Ibirapuã, e faz parte do programa de enfrentamento ao sub-registro civil e ampliação do acesso à documentação básica. A campanha visa garantir que todas as pessoas tenham acesso aos documentos básicos para exercer plenamente sua cidadania.

O Prefeito Calixto também compareceu ao evento e falou da importância para os munícipes a oferta desse serviço. “É de suma importância essa ação hoje aqui, estamos ofertando a nossa população seus direitos civis, políticos, econômicos e sociais”. Diz o Prefeito Calixto Ribeiro.