1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Prefeitura + Família: Programa Criança Feliz fomenta desenvolvimento em Ibirapuã

Fonte: https://bahiaextremosul.com.br
27/05/2019 às 20h28

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Prefeitura + Família: Programa Criança Feliz fomenta desenvolvimento em Ibirapuã

“Depois que esse programa começou, tenho passado mais tempo com Rebeca, quando a visitadora chega vamos brincar com ela, a visitadora me ensina como fazer as brincadeiras”. Disse Eva Nascimento Muniz, avó de Rebeca Rodrigues Nascimento de dois anos, que é assistida pelo Programa Primeira Infância no SUAS -Criança Feliz em Ibirapuã.

O programa começou a funcionar há cerca de um ano e meio no município e em dezembro do ano passado foi ampliado, alcançando além da sede, as Vilas Juazeiro e Portela. Criado pelo Governo Federal e desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, o objetivo é oferecer assistência a crianças de até três anos, além de gestantes beneficiárias do Bolsa Família. A meta é prestar auxílio total para essas crianças da gestação até os primeiros mil dias de vida.

De acordo com a supervisora do programa no município Maria Nilza Coelho Prates, esta etapa da vida é fundamental para definir o desenvolvimento cognitivo das crianças. “É um programa inovador. Fomentamos na criança de acordo a sua faixa etária através das brincadeiras o desenvolvimento junto com a família promovendo uma interação social. Ensinar a família a dispor de um tempo de qualidade com a criança nessa idade é importante, pois é o período onde o cognitivo dessa criança se desenvolve,” afirma Maria.

Rebeca foi entregue quando nasceu pela mãe aos cuidados da avó, que já cria um sobrinho e outros dois netos, também sem a presença dos pais. Exposta a uma realidade mais estressante, Rebeca revela o perfil das outras 140 crianças atendidas pelo programa na cidade.

O trabalho se dá através de encontros semanais com as visitadoras do programa. ”Cada visitadora tem sua área de atuação, assim vamos até as casas e realizamos atividades e orientações voltadas sobre abordagens, técnicas e o tratamento adequado que se deve ter com os pequenos, incentivando os responsáveis a promoverem o desenvolvimento das crianças de forma correta, através de brincadeiras lúdicas”, disse a visitadora Mariana Storary.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Lêda Soares de Souza Pinho destacou a importância da iniciativa. “O trabalho desenvolvido com essas famílias vai aumentar o vínculo entre o cuidador seja pai, mãe ou qualquer outro responsável e o menor, essa visita vai ensinar as formas de fortalecer o amor familiar”, diz Leda.

Para o prefeito Calixto Antônio Ribeiro ações como estas do programa tendem a aumentar as chances de sucesso na vida dessas crianças. “O vinculo fortalecido na família vai formar um cidadão mais consciente, mas preparado para vida adulta, com valores mais consolidados para a formação de melhores alunos, e profissionais do mercado de trabalho. O programa é uma semente que tem tudo para dar excelentes frutos”, concluiu.

O programa promove a interação da criança não somente com o cuidador, mas também com os irmãos e demais membros da família. “Rebeca é muito esperta e já aprendeu a brincar até com minhas panelas quando estou nas tarefas de casa. A nossa relação aqui em casa mudou depois do programa, agora estamos empenhados em oferecer a ela condições para que tenha um futuro melhor que o meu”. Disse ainda dona Eva.

A metodologia da pesquisa foi elaborada pelo médico e cientista gaúcho Cesar Victora, reconhecido pesquisador em todo o mundo. Para ele, é provável que ao fim de 2019 já seja possível verificar os primeiros resultados do programa. “A política está muito bem desenhada e temos a expectativa de que ela realmente dê certo, resultando na melhoria do desenvolvimento psicomotor dessas crianças. É uma avaliação rigorosa conforme os mais altos padrões científicos. Nossa expectativa é positiva, mas a ciência é que vai dar a palavra final.”