Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
-
Conferência Municipal de Saúde -
Conferência Municipal de Saúde -
Conferência Municipal de Saúde -
Conferência Municipal de Saúde
Ibirapuenses discutem melhorias para saúde na 4ª Conferência Municipal
“Espero que durante essa Conferência de Saúde surjam bastante ideias que vão melhorar as iniciativas de saúde para o município e também a nível nacional. Participar desse evento é poder fazer parte do avanço e da história da saúde pública do nosso país. E as melhorias para o nosso município são incontáveis com essas ações”. Diz Elicácia de Souza Pereira, enfermeira na unidade de saúde da família em Vila Portela.
Aconteceu nesta quinta feira 25 de abril a 4ª Conferência Municipal de Saúde em Ibirapuã – Ba, o evento foi realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social e contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, sendo estes profissionais da área de saúde, comunidade em geral e estudantes do município.
O evento teve como tema principal "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde)”. O objetivo da Conferência Municipal de Saúde é trazer para o município, para o Estado e depois para uma esfera Federal um debate, uma discursão a respeito do SUS e nesse caso especificamente sobre o financiamento do SUS, esse é um tema que surgiu a aproximadamente 30 anos mas depois ficou esquecido e agora vendo a necessidade de melhorias na área da saúde pública a discursão voltou e está em pauta novamente, para análise de como está funcionando, como está sendo gasto e quais as estratégias que estão sendo abordadas.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Andrea Carmona a realização dessa conferencia é quase uma culminância do trabalho que está sendo desempenhado nessa área. “Nós trabalhamos dia a dia nas nossas possibilidades, tendo a disponibilidade de recursos altíssimos, que o Prefeito graças a Deus tem essa sensibilidade de repassar os recursos além do que é obrigatório por lei, que é de 15% e tem sido repassado mais de 25%, isso é algo que a gente não pode deixar de enxergar, essa sensibilidade que a gestão tem com a saúde pública. Sabemos que tem que melhorar muito ainda, não conseguimos atender todas as necessidades, o SUS é universal, e tem que atender toda população e os recursos não conseguem alcançar. Então sentar num evento de tamanha importância e discutir com a equipe e com a população o que tem que melhorar é de suma importância. É um momento da gestão que a gente ver e fala o que tem sido feito no município, e também saber o que a população tem sentido com o nosso trabalho é muito gratificante”. Disse a Secretária.
Durante o evento aconteceu uma palestra com o Secretário Municipal de Educação Sergio Mendes, que também já foi Secretário de Saúde do município, ele explanou sobre o direito a saúde e democracia como direito do cidadão já consolidado na Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990 e também na constituição Federal. Dentro desse direito também colocou a necessidade de entender o Sistema de Saúde, que é um sistema universal e da dificuldade de funcionar no Brasil por ser um país continental cheio de problemas e com muitas desigualdades, mas ressaltou que a política do SUS é muito bonita. “O SUS é um sistema universal e integral o que significa que tem que atender a todos e atender a pessoa em todas as suas necessidades, seja ela desde a promoção de saúde até a prevenção e do tratamento até a cura se for o caso, tem que atender melhor quem menos tem, a quem mais precisa. As pessoas precisam entender que saúde pública não é um favor, que é um direito de cada um, que a gente tem que atender, e atender bem as pessoas para que possa ter uma reação positiva tanto de quem recebe o serviço como de quem oferece”. Disse o Secretário e também falou um pouco sobre a carta de direito do cidadão que é homologada pelo próprio SUS.
O prefeito Calixto Ribeiro presente no evento, falou sobre a importância da conferência para discutir e alcançar cada vez mais melhorias na área da saúde pública, que é uma das mais difíceis. Também fez questão de agradecer e parabenizar os funcionários de saúde do município pelo trabalho desempenhado, que recentemente alcançou o primeiro lugar em produtividade na classificação da Microrregião do Estremo-Sul. “É uma alegria e uma honra participar desse evento, a saúde do nosso município é prioridade na nossa administração, é de suma importância, temos tentado e lutado muito para fazer o melhor, buscando sempre melhorias em todas as áreas, desde o atendimento até os procedimentos que precisam ser feito. Buscamos sempre empenhar o máximo de recursos possíveis nessa área por entender a sua importância”. Disse o prefeito e ainda ressaltou a importância da participação da população no evento e também do cuidado que deve-se ter com o atendimento dos pacientes que procuram as unidades de saúde do município.
O evento teve seu início com um café da manhã, em seguida o credenciamento dos participantes, palestra, divisão dos grupos de debates, plenária, apresentação das propostas e eleição dos delegados.
“Tudo que é em prol do cidadão, seja ele rico ou pobre é de suma importância, então esse evento vem somar o que já temos e se Deus quiser multiplicar, espero que as ideias expostas aqui por pessoas de várias áreas da população tornem-se leis e voltem para nossa comunidade, porque a saúde é um elo muito frágil e tudo que vier para acrescentar é muito bom e bem vindo. Que nossas propostas vão para plenária estadual e retornem em forma de leis embasadas e fundamentadas para o bom uso do dinheiro público em prol do povo”. Disse o Presidente do Conselho Municipal de Saúde município Marcos Antônio Silva Monteiro, que também se fez presente no evento.