1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Ibirapuã é destaque no extremo sul em regulação e produtividade hospitalar

Fonte: https://portalsbn.com.br
27/05/2019 às 21h55

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Ibirapuã é destaque no extremo sul em regulação e produtividade hospitalar

O município de Ibirapuã ficou em primeiro lugar na classificação das cidades da Microrregião do Extremo-sul, citada como exemplo de hospital maternidade que prioriza o parto natural (humanizado). O anúncio foi feito no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, durante o Encontro Estadual sobre Regulamentação e Produtividade Hospitalar com a proposta de alinhar estratégias para acelerar ainda mais os atendimentos feitos pela Central Estadual de Regulamentação.

A representante de Ibirapuã no evento, a coordenadora de Enfermagem do Hospital e Maternidade Isaura Chácara, Niara Nascimento Cunha (Enfermeira Especializada em Obstetrícia) não escondeu a satisfação com o destaque em produtividade da unidade. “Foi muito esclarecedor participar desse encontro, a nossa unidade agora está nos gráficos do governo e com isso os benefícios são bem grandes, porque aumenta as relações entre os municípios, que dizem muito sobre a facilidade que a gente vai ter para o paciente ser aceito, o estado faz essa averiguação de como estão estas pactuações. Saber que os recursos investidos nas unidades menores como a nossa serão maiores, inclusive em capacitação e cursos, nos deixa muito otimistas, sem contar que a nossa unidade ficou em primeiro lugar, ganhando até de hospitais de grandes portes com a UMI e o Regional, isso nos deixa muito felizes”. Disse a Coordenadora de Enfermagem Naiara Nascimento Cunha.

Para o Prefeito Calixto Ribeiro ações como estas que priorizam a saúde é algo primordial no nosso país. “A saúde pública é uma das prioridades da nossa gestão, vemos como algo essencial e buscamos sempre trabalhar para cada dia mais melhorar. Saber que estamos em primeiro lugar pelo aumento de produtividade só nos faz perceber que estamos no caminho certo e que alcançar bons resultados é possível com trabalho e dedicação”. Disse Calixto Ribeiro.

O parto humanizado foi um dos principais assuntos de debate no Encontro, uma abordagem sobre a importância da conscientização da necessidade do parto natural para assim melhor colocar o país com relação a quantidade de cesarianas executada eletivas.

Outro tema abordado no encontro foi a necessidade dos municípios fortalecerem as suas unidades hospitalares e aperfeiçoarem os instrumentos de gestão.

O Secretário de Saúde do Estado Fábio Vilas-Boas anunciou que gerenciamento de leitos hospitalares da rede pública de saúde da Bahia passará a ser controlada por um software. O programa vai possibilitar que a Central Estadual de Regulação (CER) tenha acesso, em tempo real, ao número exato de leitos disponíveis em cada unidade no momento da alta hospitalar. A ferramenta começa a ser utilizada ainda este mês.

Fábio ressaltou ainda que o aumento de eficiência deve-se a uma combinação de fatores, destacou também a redução no tempo de resposta da regulação como resultado mais visível, visto que 90% das solicitações são atendidas em até 48 horas.

O evento realizado no dia 10 de abril contou com a participação mais de 700 gestores municipais, diretores de hospitais públicos e filantrópicos e enfermeiros, e aconteceu em parceria com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA).