1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Prefeitura de Ibirapuã faz entrega de kit bebês para mães baixa renda

Fonte: https://portalsbn.com.br
27/05/2019 às 22h50

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Prefeitura de Ibirapuã faz entrega de kit bebês para mães baixa renda

“Essa é a primeira vez que eu não vou ter que comprar as coisas do meu bebê, nos meus outros filhos tive muita dificuldade para fazer o enxoval, pedia na rua a quem já tinha filhos e comprava o que faltava com muita dificuldade. Estou muito emocionada e grata ao Prefeito Calixto pelo carinho e cuidado comigo e com o meu filho porque com minhas condições financeiras não poderia proporcionar esses cuidados ao meu filho quando nascer”. Diz Adoraci Souza Rios, 38 anos, dona de casa que será mãe pela 7º vez, está grávida de 7 meses de um menino que se chamará Josué.

A Prefeitura Municipal de Ibirapuã junto a Secretaria de Ação Social e através do Programa Criança Feliz realizam um trabalho brilhante com as grávidas do município, mensalmente as gestantes são acompanhadas e participam de palestras que as auxiliam durante a gestação e também no cuidado com o bebê após o nascimento, que continuam sendo assistidos pelo programa Criança Feliz durante os 03 primeiros anos de vida. Antes do nascimento é entregue um Kit de bebê para cada gestante participante do projeto, cada kit é composto por fraldas descartáveis, roupas, toalhas de banho, meias, toucas, fraldas de pano, jogo de lençol, body, mijão, banheira e bolsa.

Durante a entrega dos kits a enfermeira obstetra Niara Cunha fez uma palestra com elas sobre cuidados neonatais que abordou desde quando o bebê nasce a cuidados como para ele não engasgar e se engasgar o que fazer, como dar o banho, limpar o umbigo, cortar as unhas, limpar os ouvidos, o trato com moleira porque está aberta, a pele, enfim explicou como proceder durante os primeiros dias de vida do recém-nascido. Ao todo 60 gestantes estão sendo contempladas com os kits para bebê, entregues com recursos próprios pela Prefeitura Municipal de Ibirapua. “É uma maravilha receber este kit, porque o meu marido está desempregado e eu vou precisar muito de tudo que ganhei, já estou pronta para ir pra maternidade para ganhar meu bebê com esse kit, aqui tem tudo o que eu preciso”. Disse Ana Paula Rocha de Jesus, 17 anos, estudante, grávida de 7 meses do seu primeiro filho.

O Prefeito Calixto Ribeiro falou da satisfação e da importância de ajudar as mães e os bebês nesse momento tão delicado e importante na vida de uma família. E que a chegada do bebê requer uma série de cuidados e atenção e a mãe não pode trabalhar. “Poder ajudar a quem precisa é uma satisfação muito grande, a realização desse trabalho é feito todo com recurso próprio do município, não recebemos verba do governo federal nem estadual para esse trabalho, nem todos os municípios fazem, a maior parte não faz. Faço esse investimento com muita satisfação porque ajudar as mães e as famílias a ofertar esses cuidados a essas crianças que estão chegando é certamente algo gratificante e emocionante”. Disse o Prefeito Calixto Ribeiro.

A Secretária de Assistência Social Leda Pinho falou do cuidado, atenção e carinho que toda a equipe da Secretária de Assistência Social e o do Programa Criança Feliz tem com essas gestantes e com os bebês após o nascimento. “Nos tornamos quase uma família, a convivência com as gestantes mensalmente e depois o acompanhamento das crianças pelo Programa Criança Feliz estreitam os nossos laços com as famílias, conhecemos cada criança pelo seu nome. Temos todo o cuidado desde a parte material, emocional e com a saúde da gestante, que se tiver algum indicio de gravidez de risco já encaminhamos para saúde pra realização de cuidados médicos, aqui fazemos todo o mapeamento afim de que mãe e filho tenham saúde e condições dignas de ter esse parto e sustentar suas famílias”. Disse a Secretária Leda Pinho.