1665

Prefeitura Municipal de Ibirapuã

Pular para o conteúdo

Polícia Militar e Prefeitura Municipal realizam a Formatura dos alunos do Programa de Combate às Drogas – PROERD em ibirapuã

Fonte: Ascom-PMI
28/09/2019 às 09h44

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


“Com o Proerd eu aprendi que devemos respeitar nossos pais, professores e os mais velhos, que não devemos nos envolver com o uso de drogas lícitas ou ilícitas que só vão prejudicar nossa saúde e nos afastar dos caminhos bons”. Diz a aluna Beatriz de Souza Ferreira, 5º ano B da Escola Castro Alves, 1º lugar com a melhor redação.

Alegria, emoção e muita animação não faltaram durante a Formatura dos alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais Rui Barbosa, Castro Alves e Colégio Municipal Souza Mendes – Sistema CPM de Ibirapuã que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade de entrega dos certificados aconteceu hoje, 27 de setembro de 2019 nas dependências do Colégio Municipal Souza Mendes – CPM e contou com presença de pais, alunos, professores, diretores e coordenadores das respectivas escolas como também do Prefeito Calixto Ribeiro, Secretário de Educação Sergio Mendes, Secretários municipais, representes do judiciário e da câmara de vereadores, do Major Edmar Ivo Leão Junior responsável pela 44ª Companhia Independente de Polícia Militar – CIPM e demais policiais na mesma companhia.

O PROERD propicia o envolvimento da escola, família e Polícia Militar no desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Segundo o Major Edmar Ivo Leão Junior, esse projeto foi adotando pela Polícia Militar da Bahia e vem sendo desenvolvido em todo estado. A 44ª CIPM coordena o projeto nas cidades de Ibirapuã, Lajedão, Medeiros Neto, Itanhém e Vereda, atingindo uma média de dez mil crianças e os resultados são muito satisfatórios na prevenção e orientação de crianças, jovens e adolescentes quanto ao uso de drogas. “Esse é um projeto muito importante nas escolas, pois através dele atingimos as crianças ainda em fase de formação ficando mais fácil transmitir o nível de prejudicialidade das drogas que é hoje a principal causa de violência na sociedade, nosso principal objetivo é transmitir e ensinar a essas crianças e jovens que as drogas só fazem mal a saúde deles”. Diz o Major.

O Secretário Municipal de Educação Sergio Mendes relata com entusiasmo os benefícios do projeto na educação no município e também no estado como um todo. “Esse projeto prepara nossas crianças e adolescentes a se abster de estar em lugares ou situações que podem leva-los para o caminho das drogas, é um projeto muito bom, tem acrescentado muito na conservação da escola e dos valores familiares, é desenvolvido através de vídeos, de aulas dinâmicas, de desenhos. Junto com o Proerd temos hoje o Colégio Militar que está trazendo de volta o respeito e a disciplina nas escolas, alcançando outras escolas municipais com os alunos destaque que vão até elas e transmitem esses conceitos e valores que estão aprendendo. Acredito que podemos fazer políticas públicas que vão conscientizar nossa juventude sobre o correto e também a família a caminhar junto, pois a família é a base de tudo”. Relata o Secretário, que agradeceu o apoio do Prefeito Calixto, da Polícia Militar e de toda equipe da educação municipal.

O projeto que já vem sendo aplicado no município de Ibirapuã há três anos é considerado pelo Prefeito Municipal Calixto Ribeiro como um brilhante trabalho de incentivo e conscientização sobre o cuidado com as drogas e também de fortalecimento dos valores sociais como um todo, educação, família e sociedade.

“Damos o nosso total e incondicional apoio a esse brilhante projeto que só tem a acrescentar no nosso município. O Major Edmar Ivo Leão Junior e toda equipe da 44ª CIPM que juntamente com a Secretaria de Educação vem conduzindo com dedicação esse importante projeto o nosso carinho, respeito e gratidão. Nós como gestão assumimos o compromisso e dever de cuidar e zelar das nossas crianças, adolescentes e jovens”. Disse o Gestor.