Prefeitura de Ibirapuã realiza 1ª Semana do Bebê de 04 a 08 de novembro com o tema "Maternidade e Infância segura: Muitas formas de amar e cuidar".

Fonte: Ascom-PMI
29/10/2019 às 08h30

De 04 a 08 de novembro, Ibirapuã realizará a 1ª Semana do Bebê com o tema "Maternidade e Infância segura: Muitas formas de amar e cuidar". O evento pretende conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e CMDCA, a Semana do Bebê terá como objetivo discutir a situação da primeira infância do município, promover mobilização em favor da primeira infância (0 a 6 anos), com público diversificado, como: gestantes, mães, profissionais da saúde, profissionais da educação e profissionais da assistência social, promover debates, rodas de conversa, capacitações, palestras, oficinas, para mães e filhos e para profissionais da saúde, da educação e da assistência social acerca de temas que promovam a qualidade de vida na infância e a garantia de direitos da criança, debater assuntos relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos , com ênfase na prevenção de ISTs, HIV/aids e gravidez na adolescência, construir estratégias de articulação intrasetorial e intersetorial para melhoria da situação da primeira infância no município.

A secretária de Assistência Social Leda Pinho ressaltou a importância da conscientização e também instrução para com os cuidados na primeira infância. “É com toda certeza uma fase muito importante na vida das crianças, uma fase que requer muitos cuidados especiais e atenção, daí a importância desse evento que vai ajudar a sociedade a entender e aprender como cuidar e proteger nossas crianças nessa primeira fase de vida”. Ressalta a secretária.

Com uma semana inteira de programação a equipe organizadora irá realizar palestras, rodas de conversa, capacitações, debates, oficinas e ações educativas nos estabelecimentos da rede pública de ensino, postos de saúde e na Secretaria de Assistência Social (CRAS e CREAS), bem como a divulgação de programas e serviços oferecidos às gestantes e crianças de 0 à 6 anos de idade. E ainda sorteios de brindes e ensaios fotográficos para as gestantes participantes de todo o evento.

Para o Prefeito Municipal Calixto Ribeiro, a realização desse evento dar evidência a um tema muito importante e que deve ser abordado no município. “Cuidar e proteger nossas crianças é essencial para construção de uma sociedade e um futuro sadio e melhor, por isso valorizamos e apoiamos a realização de ações como essas que irão conscientizar e também instruir a população sobre a responsabilidade e os cuidados que devemos ter com as nossas crianças”. Relatou o Prefeito.

O evento terá início na segunda feira (04), onde está programado para acontecer rodas de conversas, voltadas para o tema proposto a partir das 14h e se estenderá por toda semana, confira a programação completa.

Programação para os dias 04, 05, 06, 07 e 08 de novembro.

Dia 04/11:

14h: Roda de Conversa sobre amamentação e alimentação saudável da família - Nutricionista Catarine Dohler.

15h15: Lanche

15h45: Roda de Conversa sobre o parto natural - Enfermeiro Jerley Damacena

Dia 05/11:

14h: Apresentação do Tema: A Escola no contexto do Desenvolvimento Infantil - Pedagoga Nardelle Santana.

15h30: Lanche

15h45: Capacitação da Rede de Assistência ao pré-natal, parto e pós-parto - Enfermeira Carmem Júlia

Dia 06/11:

09h30: Roda de Conversa sobre Educação Sexual no Grupo Escolar Castro Alves - Psicóloga Júlia Amércia.

14h: Apresentação sobre o Tema: Sistema de Garantia de Direitos e formas de Proteção da Criança e do Adolescente - Equipe Técnica da SEMAS.

17h00: Lanche

Dia 07/11:

14h00: Palestra sobre o Fortalecimento das Competências familiares na Primeira Infância – Psicóloga Elizete Rodrigues

15h30: Lanche

16h00: Palestra para equipes, familiares e docentes sobre Direitos Reprodutivos e Sexuais - Enfermeira Carmem Júlia

Dia 08/11:

08h: Filme: O começo da vida. 08h30: Palestra sobre saúde bucal na Primeira Infância - Dr. Marcelo Saúde e Henrique Almeida

10h: Lanche

10h30: Oficinas recreativas para mães e filhos